Homem que orava

quinta-feira, 25 de novembro de 2010


“Dá-me almas, ó Deus, ou eu morro!" Isso tornou-se o rogo constante de João Hyde, nascido neste dia, 09 de Novembro de 1865 em Carrollton, Illinois, nos Estados Unidos da América. A família de João tinha o hábito da oração. Consequentemente, quando João era jovem, aprendeu naturalmente os segredos da oração à qual o Senhor responde!

O irmão de João, Edmundo foi preparar-se para ser missionário num seminário em Montana, onde contraiu uma febre e morreu. João questionava-se se deveria tomar o lugar do seu irmão Edmundo. Durante o seu último ano no Seminário Teológico McCormick. Assim, foi ao quarto do seu amigo, o Sr. Konkle, para que ele o esclarecesse sobre o ser missionário no estrangeiro. "Eu disse-lhe que ele sabia tanto como eu sabia sobre missões no estrangeiro. E que eu não acreditava que as opiniões que ele me estava a dar eram aquelas de que eu precisava, e que eu achava que o caminho para resolver essa situação era colocá-la diante do nosso Pai, e esperar até que Ele decida. Ficámos em silêncio mais algum tempo, e, dizendo ele que acreditava que eu estava certo, levantou-se e desejou-me boa noite. E eu ali fiquei."

Na manhã seguinte Konkle sentiu uma mão no seu braço. Olhando ao redor, viu o rosto de João radiante, com uma nova visão. "Está assente, Konkle", disse ele.

João partiu para a Índia. A bordo do navio, abriu uma carta de um amigo que lhe escreveu dizendo que ele iria orar até que João fosse cheio do Espírito Santo. Irado João amassou a carta e arremessou-a para o lixo. Ele tinha rendido o seu coração ao Senhor, obteve a sua graduação, estudara línguas indianas e foi obediente no seu caminho para uma vida profissional. Como se atreve este seu amigo a sugerir que ele não tinha o Espírito? Mas quando ele se acalmou, percebeu que o seu amigo estava certo. Ele passou a rogar o poder do Espírito Santo.

O resultado foi que João se tornou um notável intercessor, aquele que suplicava pelas almas e pelas necessidades dos outros. Ele foi apelidado de "O homem que orava." Muitas vezes ele passava as noites em oração.

O reavivamento na Índia começou quando ele chegou atrasado uma noite para uma reunião. "Eu tenho tido uma grande controvérsia com Deus. Sinto que Ele queria que eu aqui vos viesse testemunhar sobre algumas coisas que Ele tem feito por mim, e eu tenho vindo a argumentar com Ele que eu não deveria fazer isso. Apenas esta noite ... obtive a paz sobre o assunto, é que concordei em obedecer-Lhe, e agora vim para vos dizer algumas coisas que Ele fez por mim." João contou-lhes como Deus o libertou de certos pecados. Logo os seus ouvintes estavam chorando e confessando os seus próprios.

Em 1908, angustiado com a visão do pecado e das almas condenadas ao Inferno, ele pediu ao Senhor para que trouxesse uma alma por dia para o Reino de Deus. Logo ele rogou para que fossem duas almas, e depois quatro. Deus respondeu às suas orações.

Mas em Março de 1911, Hyde teve de dizer adeus à Índia. O seu coração adoeceu e necessitava de cuidados médicos. Nos Estados Unidos, verificou-se que ele tinha um tumor maligno no cérebro. Era necessária uma cirurgia. John Nelson Hyde Morreu em 17 de Fevereiro de 1912. As suas últimas palavras foram "Aclamai com brados de alegria a vitória de Jesus Cristo!"
 
IBMJP INTERCESSÃO | by TNB ©2010